Trump cria ‘Conselho da Paz’ para Gaza e chama Lula.

O presidente Lula também foi convidado pelo norte-americano, mas ainda não confirmou sua adesão ao conselho presidido pelos EUA.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (17) a criação do chamado “Conselho da Paz”, convidando líderes como Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Javier Milei (Argentina), Recep Tayyip Erdogan (Turquia), Abdel Fattah al-Sisi (Egito) e Mark Carney (Canadá) para discutir a reconstrução e a segurança na Faixa de Gaza. O presidente norte-americano irá presidir o órgão.
A ideia é formar uma estrutura internacional para gerir o território palestino após o cessar-fogo com o grupo Hamas. A fase 2 do plano americano prevê uma comissão de tecnocratas palestinos, mas nenhum nome palestino foi incluído no alto escalão até agora, o que já gera críticas de que se trata de uma solução imposta de fora.
O convite de Trump para Lula é visto positivamente pelo Itamaraty, sendo um bom sinal na retomada de relações entre o Brasil e os Estados Unidos após atritos do tarifaço e a inclusão de figuras políticas brasileiras na lista da Lei Magnitsky.
Outros integrantes incluem o secretário de Estado, Marco Rubio, o enviado especial da Casa Branca Steve Witkoff, Jared Kushner, genro de Trump, Tony Blair, ex-premiê do Reino Unido, o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, o empresário bilionário americano Marc Rowan e Robert Gabriel, assistente de Trump que atua no Conselho de Segurança Nacional.
Trump presidirá pessoalmente o novo órgão. Apesar do plano, o desarmamento do Hamas segue pendente, e Israel já cogita nova ofensiva militar na região.
